terça-feira, 17 de maio de 2011

Dia do Combate à Homofobia traz reflexões à UFJF


O Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (Mudd*Se) aproveita o Dia Internacional de Combate à Homofobia, nesta terça, 17, para promover debates no Instituto de Ciências Humanas da UFJF (ICH).
O evento discutirá, entre outros assuntos, qual será a implicação dos acontecimentos recentes relativos aos direitos reclamados na Justiça e a reação da sociedade. Serão exibidos curtas e traillers de filmes que tratam da temática LGBT.
A partir das 18h, iniciam as mesas redondas que colocam em pauta os casos mais recentes de violência homofóbica e as formas de homofobia existentes na sociedade. A segunda mesa de debates trará a discussão acerca dos direitos concedidos à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) no Brasil, o que muda com a aprovação da união estável homoafetiva e a quem recorrer no caso de se sentir vítima de homofobia.
O estudante da UFJF Cleiton Ribeiro, integrante do Mudd*Se sintetiza a proposta da iniciativa: “Começamos a nos reunir efetivamente, há cerca de um mês, e queremos abrir o debate da homofobia, pois a universidade é formadora de formadores de opinião. Muitos que sairão dali [UFJF] serão educadores, jornalistas, trabalharão em órgãos públicos, dentre outros cargos. E, garantir que esses estudantes adquiram consciência em relação a esse problema promove exponencialmente a mudança de pensamento em diversos setores sociais.”

Confira a programação:

9h às 15h: Mostra de vídeos na cantina do ICH.
15h às 17h: Vídeo comentado: “Orações Para Bobby” no anfiteatro do ICH.
18h às 20h: Mesa de debates com o tema: “Violência homofóbica”. Participantes:profª. Drª. Juliana Perruchi (UFJF), prof. Roney Polato, mestra Giane Elisa, Bruna Lima(MGM Trans). No anfiteatro do ICH.
20h: Mesa de debates, tema:”Criação e Gestão de Centros de Referência LGBT”, com a participação de Pedro Mourão, representante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RJ, Marco Trajano presidente do MGM. No anfiteatro do ICH.
Outras informações: 8819-7041 (Cleiton Reis – Mudd*Se)
mudd.se.ufjf@gmail.com


Fonte: UFJF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário