domingo, 15 de maio de 2011

A PRISÃO COR-DE-ROSA

 
 
Meias, toalhas, lençóis e cuecas cor-de-rosa e uniformes listrados, como os que se vêem na banda desenhada da Disney. Esta é a realidade muito original das seis prisões do condado de Maricopa, nos EUA, dirigidas por Joe Arpaio, que se auto-intitula "o xerife mais duro da América".
 
Trata-se  de uma prisão ao ar livre, onde os prisioneiros estão instalados em tendas militares, rodeadas por grades cobertas com camuflagem.
 

Para que os reclusos não levem para casa, no final do cumprimento da pena, as toalhas, lençóis, meias e cuecas, tudo é cor-de-rosa, tons bebé ou rosa choque. Até as algemas são da mesma cor, para que os agentes policiais que ali levam os reclusos não se enganem e as levem de volta.
"Os presos odeiam rosa. Por que lhes daria uma cor de que gostam?", interrogou o xerife.
 
 

 
Os curiosos querem ver os prisioneiros nas barracas com as heterodoxas meias, toalhas, lençóis e cuecas rosas, tom adotado em todas as seis cadeias sob o comando de Arpaio. “Quando utilizávamos peças brancas, os presos as roubavam ao serem libertados”, contou Bunch.
 
 
O efeito publicitário da medida foi tão bem-sucedido que o pink virou até a cor das algemas, numa marca registrada de Arpaio não por referir-se indiretamente à sua masculinidade, mas por ter o objetivo de humilhar a alheia. “Os presos odeiam pink. Por que lhes daria uma cor de que gostam?”, indagou. “Em relação às algemas, as temos dessa cor para evitar que sejam levadas sem querer por agentes de outros departamentos que usam nossas prisões.”

Os prisioneiros não têm permissão de ler revistas masculinas e têm acesso a apenas quatro canais de TV: CNN, Weather Channel (do tempo), ESPN e Food Network (de receitas).
 
 

Um comentário: